quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Louvor, estrelas, CDs e DVDs

Louvor, estrelas, CDs e DVDs
Por Sóstenes Mendes

Salmos 7:17: "Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo.

Tenho uma grande alegria na minha vida: compor músicas. Eu me lembro quando compus as primeiras músicas, ainda adolescente, participando do primeiro festival de música da Igreja Batista Getsêmani, o FESTSÊMANI. Lá se vão quase 30 anos.

Lembro-me que foi acontecendo um amadurecimento na forma de compor, no estilo, na solidez da mensagem, melodias e harmonias. À medida que o tempo passava, percebia uma "melhora técnica".

Lembro-me também quando comecei a compor músicas para comerciais do rádio e TV. Eu tinha o desafio de criar melodia e harmonias para filmes comerciais, ou letras de marketing para os jingles. Com o tempo, me tornei um reconhecido profissional. O meu estúdio passou a produzir para grandes agências do país.

Mas nada se compara aos primeiros e inesperados momentos, em que fluíram músicas para Deus sem que eu tivesse a menor intenção em criar nada. Não consigo me esquecer de momentos com o Senhor, quando eu começava a cantar algo que era pura expressão pessoal a Jesus. Muitas destas músicas foram guardadas, ensinadas a outros, gravadas, e até hoje cantadas. Algumas outras músicas nunca foram sequer cantadas pela segunda vez! Estes eram momentos de comunhão e intimidade com o Senhor, mais nada. Até hoje, estes são os melhores momentos com o Senhor. Muitas das orientações, revelações, entendimento bíblico, novas músicas, vêm nestes momentos a sós com Deus, adorando, cantando, quebrantado, "nas alturas"...

Salmos 22:25: De ti vem o meu louvor na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.

Salmos 42:5: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.

Salmos 95:2: Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.

Recordo-me de inúmeras experiências pessoais que são o contexto de expressões do meu coração para Deus, e o lastro da manifestação divina através de canções. Hoje eu compreendo que somente este lastro de veracidade, experiências diante do Senhor, autenticidade do mover de Deus, fez com que muitas destas músicas passassem a ser cantadas, em muitos lugares.

Salmos 51:15: Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor.

Embora o dinheiro, a mídia, a propaganda, possam eleger uma música ou um artista como o melhor, ou como "ungidos", Deus só estará em alguma operação abençoada, se houver autenticidade do Seu Poder transformador como testemunho puro.

É necessário fruto do Espírito, que nos leva à morte, e não ao palco. Não há uma técnica, um estilo, uma fórmula para compor, como eu fazia para publicidade, que garanta a ação poderosa de Deus na vida de alguém através da música. Muito menos há um estilo e um talento como compositor, que possa assegurar que uma música, por mais bonita que seja, se torne uma oferenda de louvor e adoração a Deus. Se a música não for dada pelo Senhor, como fruto de uma experiência pessoal da intervenção divina em nós, poderá ser linda, apaixonante, ou ter frases bem trabalhadas, absolutamente "espirituais", mas ser pura "palha".

Zacarias 4:6 : Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.

As músicas passam. Os temas ficam fora de moda. Mesmo aquelas músicas mais abençoadoras, passam. Se o Abençoador e a benção não permanecerem, terá sido apenas emoção.

Somente se a experiência com Deus for real na nossa vida, cantaremos uma determinada música continuamente; não porque está fazendo sucesso, mas porque foi instrumento do mover de Deus. Mesmo assim, a música não será o foco, e sim a experiência com o Senhor e a honra a Ele.

Os CDs são vendidos até serem lembranças apenas dos saudosistas de uma determinada geração; mas somente a vida que flui da operação sobrenatural de Deus permanece para sempre.

Eclesiastes 2:11: Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.

Se uma ministração, em forma de música ou não, não for resultado do fluir do Espírito Santo gerando em nós mais santidade, mais aperfeiçoamento como discípulos, não agirá de forma ungida em ninguém mais. Tocará apenas a alma. Emoção superficial e passageira.

Ainda temos muita gente sendo tocada somente na alma e sem entendimento do que verdadeiramente vem do Espírito Santo para o nosso espírito. Há muita gente encantada pelo personagem "estrela", o artista do mundo evangélico, ou pelas emoções da melodia e harmonia. Também encontramos muitos que buscam refúgio apenas em uma letra "acalentadora".

Oseias 4:6 : O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Hebreus 4:12 : Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Conhecemos músicas lindas, maravilhosas, que vendem muitos CDs ou DVDs, mas que estão atuando apenas na dimensão da alma.

A emoção das músicas, das luzes, dos palcos, dos aplausos, das roupas bonitas ou das técnicas de filmagem, é muito grande, mas em grande parte das produções não há uma ação real de transformação genuína pela intervenção divina no espírito. Em grande parte das produções chamadas de ungidas hoje, vemos apenas o show do talento e da arte humana, passageiras. A motivação, em grande número de casos, mesmo que velada, é apenas a glória pessoa, e não o compartilhar de Cristo Jesus ou a adoração genuína ao Senhor.

Isaias 1:12,13 : Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!

Por outro lado, temos músicas simples, singelas, que não fazem nenhum sucesso na mídia, ou nunca aparecerão em um maravilhoso show gravado ao vivo, porém são veículos ungidos e poderosos do fluir de unção e graça do Senhor Jesus. A diferença está no coração quebrantado no altar do Senhor, e não apenas no coração emocionalmente tocado.

Pode até ser que Deus derrame muito da Sua graça sobre a vida de alguém, enquanto ouve uma música que foi composta e gravada dentro do "esquema gospel comercial". Mas será absolutamente por causa daquele coração quebrantado, buscando mais de Deus até a morte. Isto funciona mais ou menos como a mula de Balaão, ou como as pedras que Jesus cita que usaria se fosse necessário.

Lucas 3:8 : Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão.

Lucas 19:40 : Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão.

Ninguém pode ser um profissional da fabricação de músicas para Deus. Ninguém pode confiar nos seus talentos para gerar músicas dentro de um contrato, um período, um propósito comercial, um lucro financeiro, mesmo que disfarçado de ministério. Ninguém pode ser um "ministro" que trabalha somente com vendas de CDs e carreira pessoal artística. O verdadeiro ministério de Deus é testemunhar de Jesus e discipular vidas. A música, o louvor, a adoração, ou a instrumentalidade de algo gravado, será apenas uma conseqüência natural da operação do Senhor multiplicando o testemunho.

É baseado nisto que eu ignoro gravadoras. Não são, nem de longe, um instrumento de Deus. Instrumento de Deus é a Igreja, através de Seus discípulos fiéis, quebrantados, e "mortos" para tudo, porém "ressuscitados" para Deus!

Creio que existem homens e mulheres fiéis ao Senhor, que estão servindo ao Reino com seus talentos e dons, administrando alguma produção fonográfica. Pagam um alto preço no altar do Senhor para ver vidas transformadas, e não para ver sucessos alcançados. Mas são muito poucos!

A música será uma ferramenta, mas nunca pode ser o fim ministerial de ninguém.

Estamos vivendo dias em que os sites, os shows, as igrejas, estão apresentando um padrão de "unção" e "ministério", completamente ligados à quantidade de sucesso que um artista, uma música, CDs ou DVDs fazem no meio da população. Pastores e líderes estão se envolvendo na produção de programações que atraem o povo, apresentando as estrelas da alma. Estes são alguns dos enganos profetizados pelo Senhor em Sua Palavra.

Mateus 24:5 : Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. (Cristo é uma palavra grega que significa "Ungido".)

Os jovens estão caminhando no meio da igreja, em busca do seu lugar "ao sol", da sua oportunidade abençoada de também ser "levantado como um adorador". As pessoas estão buscando uma fórmula para serem prósperos no "ministério", alcançando proeminência, desenvolvendo os recursos da mídia que podem garantir a atuação artística diante do povo. Muitas mensagens são proclamadas instigando o povo a correr atrás de uma ação de Deus, para que também sejam proeminentes e façam "grandes coisas"

Mateus 23:9,10 e 11: E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.

Salmos 131:1 e 2 : Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo.

Fonte :

Pastor do Projeto Adoradores – BH
Sóstenes Mendes
http://www.projetoadoradores.org.br
http://www.projetoadoradores.org.br

Nenhum comentário:

Multiply do Mr.Pingo

Gospel Mais