quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Música Gospel Brasileira: Um Novo Mover, Somente Vendas ou Síndrome de Balaão?


Autor : Mr.Pingo


Realmente estamos vivendo momentos muito especiais dentro da Música Gospel Brasileira. Tempos atrás éramos os excluídos da sociedade, os veículos de comunicação não abriam as portas para a nossa música - que achavam a mesma velha e cafona -, não tínhamos os melhores equipamentos e nem as melhores estruturas de shows e gravações.
Hoje, graças a Deus, a nossa realidade é outra: somos o segundo maior seguimento em vendas de CDs e DVDs no Brasil, perdendo somente para o Sertanejo e Axé. Hoje temos as melhores estruturas de shows e gravações de CDs e DVDs, lotamos estádios, teatros e praças. Temos os melhores músicos e cantores e um público fiel nas apresentações e aquisições de nossos produtos. Aí eu te pergunto: será que tudo isso é um novo mover de avivamento de nossa música evangélica?
Infelizmente existem vários cantores, duplas, bandas e corais que têm se utilizado dessa vitória conquistada após muitos anos de luta e usado de forma indevida. Falam que têm a mente de Cristo, mas não reformulam as linguagens musicais e nem suas mensagens.
A mesmice tem cansado muitas pessoas. As mesmas batidas australianas, inglesas e outras, que não se encaixam com a verdade do nosso Brasil. Isso é um fator histórico hereditário, sempre gostamos e executamos coisas que são vindas de outros lugares, mas nunca utilizamos as ferramentas que o Senhor tem dado ao nosso País. Não estou falando somente de rítmos, mas também de criatividade.
Vemos o mundo secular exportando aquilo que é nosso com músicas e letras que não levam a nada, temos que realmente tomar posse do que é nosso por direito, utilizarmos no reino de Deus e colocarmos em prática nesse país, que tem promessa de ser o verdadeiro portal de avivamento dos últimos tempos.
Chega de utilizarmos aquilo que foi entregue a outros países. Temos que parar de fazer músicas que estão “na moda”, com intenção de somente ganhar dinheiro em vendas de CDs.
Vamos acordar levitas e ministérios de louvor! Deus tem uma estratégia nova para nos entregar. Não queira ter a síndrome de Balaão (Num. 22:23-25), que fazia a vontade de Deus na frente das pessoas, mas por trás o seu coração estava voltado aos lucros, ao dinheiro.
Chega de somente querer fazer músicas com temas de chuvas, raios, trovões, noivas, águias, leões e outros. Precisamos resgatar o genuíno evangelho, que é levar as boas novas de salvação, mensagens de paz , amor de Deus para com o Homem, de mudança de vida, de uma porta de saída para uma sociedade que vive amedrontada e triste. Precisamos levar alegria de vida, independente de rítmos e estilos de música.
Vamos amar a nossa Pátria, vamos amar os nossos rítmos e fazê-los assim como armas de guerra para um avivamento real, sem interesses próprios, mas com o coração voltado ao crescimento do Reino de Deus. Sabendo que toda regra tem sua exceção, graças a Deus temos bandas, cantores, grupos que levam a mensagem do Reino com qualidade e de forma criativa e direcionada.

Fiquem com Deus!

Mr.Pingo

Nenhum comentário:

Multiply do Mr.Pingo

Gospel Mais